Amazontech 2025 inicia com maratona de tecnologia, rodadas de negócios, oficinas e mais de 100 atividades
04/09/2025
(Foto: Reprodução) Amazontech ocorr entre os dias 4 e 6 de setembro em Boa Vista
Sebra/Divulgação
Amazontech 2025 começa nesta quinta-feira (3)! Um dos maiores eventos de inovação da região, o evento terá programação gratuita que reúne mais de 100 atividades voltadas a tecnologia, empreendedorismo, agronegócio e sustentabilidade. As atividades acontecem no campus Paricarana e no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
A programação segue até sábado (6). Um dos destaques do evento será uma maratona de tecnologia, em que equipes de estudantes, pesquisadores e empreendedores terão pouco tempo para desenvolver soluções práticas para os desafios da Amazônia, como logística, energia e sustentabilidade.
Outro espaço será o Palco 360, onde startups e empresas poderão apresentar suas ideias inovadoras para possíveis investidores.
O Amazontech também terá rodadas de negócios, que funcionam como encontros rápidos entre empreendedores locais e compradores de fora. O objetivo é abrir portas para parcerias e investimentos. Estão confirmadas delegações da Guiana, Equador e Barbados.
O público poderá acompanhar:
Oficinas práticas sobre tecnologia e empreendedorismo;
Seminários e painéis temáticos com especialistas de diferentes áreas;
Um podcast ao vivo, gravado direto do evento, com debates sobre inovação e sustentabilidade.
A ideia do evento é conectar a pesquisa científica, o mercado e comunidade local para debater o futuro da região com foco nos seguintes eixos:
Agronegócio e pecuária – explora a agricultura de precisão e o manejo sustentável;
Tecnologia e inovação – aborda inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e cibersegurança;
Bioeconomia e sustentabilidade – destaca a riqueza da biodiversidade e as oportunidades de negócios verdes;
Energia e recursos naturais – discute a transição energética e o futuro da matriz elétrica;
Empreendedorismo, negócios e políticas públicas – foca no ecossistema de startups, ESG e marcos legais;
Pesquisa e educação – valoriza o conhecimento científico e o papel das mulheres na ciência.
Mais de 60 atividades serão voltadas ao agronegócio. A programação vai abordar desde produtividade agrícola e pecuária até o uso de tecnologia de ponta, como agricultura de precisão e inteligência artificial aplicada ao campo.
Também estão previstas discussões sobre mercado de carbono, bioprodutos e valorização da floresta em pé, além da participação de comunidades tradicionais e indígenas com práticas sustentáveis.
Também ocorrerá o lançamento do ALI Academy, uma plataforma digital do Sebrae que reúne mais de 4 mil trabalhos técnicos e científicos. A ideia é aproximar a pesquisa acadêmica da prática empreendedora, tornando o conhecimento mais acessível e aplicável ao dia a dia de empresas e produtores.
O evento é gratuito e aberto ao público. A inscrição pode ser feita no site oficial.
Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Roraima, o evento tem em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a UFRR, Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr), e os Sebrae's da Amazônia Legal.
O evento contará ainda com a presença de representantes da Guiana, Equador e Barbados, além de comitivas dos estados do Amazonas, Acre, Aamapá, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e do Sebrae Nacional.
Inovação e sustentabilidade estarão em destaque no Amazontech 2025
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.