Gleisi tem encontro com Davi Alcolumbre e Hugo Motta para tratar de IOF
Reunião marca um movimento concreto de tentativa de conciliação entre o Executivo e o Congresso após a aprovação, pelo Legislativo, de um projeto de decreto legislativo (PDL) que suspendeu os efeitos da medida editada por Lula. A ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), participam na noite desta terça-feira (8) de uma reunião na residência oficial da presidência da Câmara para discutir uma possível solução para o impasse em torno do decreto que elevou as alíquotas do IOF.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também foi convidado.
Segundo fontes ouvidas pelo blog, o encontro começou no início da noite e também conta com a presença de líderes da base governista.
A reunião marca um movimento concreto de tentativa de conciliação entre o Executivo e o Congresso após a aprovação, pelo Legislativo, de um projeto de decreto legislativo (PDL) que suspendeu os efeitos da medida editada por Lula.
Em meio à crise do IOF, governo tem novo 'teste de fogo' no Congresso
O decreto, segundo o governo, visava corrigir distorções e ampliar a arrecadação no curto prazo, evitando cortes no Orçamento — inclusive em emendas parlamentares.
A medida, no entanto, foi contestada no Congresso e acabou também suspensa por decisão liminar do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Moraes reconheceu que cabe ao presidente da República editar decretos sobre o IOF, mas apontou dúvidas sobre possível desvio de finalidade da norma. Ele agendou para o dia 15 de julho uma audiência de conciliação entre Executivo e Legislativo, cobrando um entendimento entre as partes.
Até esta terça, o presidente Lula ainda não havia se reunido pessoalmente com os chefes das duas Casas para tratar do tema. A expectativa agora é que o encontro desta noite sirva como ponto de partida para evitar uma crise maior entre os Poderes e a necessidade de cortes orçamentários ainda em julho.FONTE: https://g1.globo.com/politica/blog/gerson-camarotti/post/2025/07/08/gleisi-e-haddad-tem-encontro-com-davi-alcolumbre-e-hugo-motta-para-tratar-de-iof.ghtml